Oi
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
resumo

Utilização de ferramenta com foco em Processos integrado com Riscos e Controles Internos.

desenvolvimento

Tratando-se de uma concessionária de serviços de telecomunicações do Brasil e uma das líderes das operadoras de telefonia fixa e móvel e do setor de telecomunicações na América do Sul, a Oi percebeu necessidade de utilizar uma ferramenta de Gestão de Processos. 

A aplicação desenvolvida pela VP Consulting atendia ao pretendido e com isso, a empresa teve mais um caso de sucesso para a sua história.

desafio

Toda a grandiosidade da empresa gerou a necessidade de fazer da melhor forma a Gestão de Riscos e Controles Internos. Após uma prova de conceito, a Oi decidiu por utilizar as aplicações. A Continuidade de Negócios era primordial para o tratamento de riscos e planejamento futuro. Para além destas características, era necessário diminuir os custos e melhorar os processos como um todo. 

conteúdo

Diante de dois eventos de grande vulto: Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 a empresa precisava estar prevenida para eventuais situações de emergência. Ou seja, o foco estava voltado para os riscos. 

Seguindo as normas para a manutenção da Certificação SOX (Lei Sarbanes-Oxley) com os reports contínuos à Bolsa de Valores (CVM) a empresa empregou a metodologia conhecida internacionalmente que contempla quatro fases: Tratar (mitigar), Tolerar (conviver), Transferir (remanejar) e Terminar (encerrar).

Todos Riscos e Fatores de Risco da Oi foram identificados e relacionados aos seus ativos, unidades organizacionais e processos seguidos pela definição e automação de sua identificação e redução de riscos ou tratamento. 

Depois de implementar o método de Gestão de Risco da Oi através de nossas soluções segunda fase do projeto foi iniciada - Entregar uma solução de Continuidade de Negócios para a Oi. 

Partindo da Oi de Riscos solução da VP Consuling estava focada na concessão de conformidade com a ISO 22301, ou, em outras palavras, proporcionando um quadro de continuidade de negócios para a Oi e garantir o desenvolvimento e automação de um Plano de Continuidade de Negócios que manteve os negócios da Oi em funcionamento durante e após a interrupção enquanto minimizando os impactos para que eles pudessem retomar o serviço normal com a maior velocidade.

resultado

Com o destaque e resultados mensuráveis apresentados pela área de Riscos e Controle Interno, a implementação da Continuidade de Negócio veio a reboque, pois a otimização trazida com a implementação das aplicações os Planos de Ação de origens distintas passaram a ser monitorados em uma base única. 

Utilizando as soluções iBPMS a Oi passou a estar preparada para a nova lei federal que exige que as empresas prestadoras de serviços contemplem investimentos em ferramentas de gerenciamento voltadas à Análise de Continuidade de Negócio. 

A ferramenta permitiu o relato de registros de eventos pontuais e iniciou o trabalho com estatísticas para a adoção de medidas estratégicas que minimizassem a ocorrência de sinistros (PCN). Todo este controle e acompanhamento de métricas estavam alinhados ao lema da empresa ‘fazer mais por menos’, uma vez que tempo é dinheiro, e as Análises de Risco desempenham bem este papel.

See what we can do for you image
See what we can do for you!
Fill out the form to get instant access to an exclusive demo.

Thank you! Your message has been sent!

Oops! Something went wrong while submitting the form.