ANA
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
resumo

Gestão por Processos agiliza comunicação entre aeroportos

desenvolvimento

A ANA - Aeroportos de Portugal, SA tem a seu cargo a gestão, exploração e desenvolvimento dos Aeroportos da Portela (Lisboa), Francisco Sá Carneiro (Porto), Faro, João Paulo II (Ponta Delgada), Santa Maria, Horta e Flores. 

Tratando-se de um grupo de gestão aeroportuária de referência ao nível da qualidade, rentabilidade e aproveitamento de novas oportunidades de negócio, a ANA procurou com a política da qualidade implementada fornecer serviços que garantissem padrões de qualidade internacionais nos seus aeroportos, relacionados com a segurança e a operacionalidade, que satisfizessem ou excedessem as expectativas dos seus clientes, maximizassem os seus proveitos e promovessem a motivação dos seus colaboradores.

desafio

A qualidade na ANA - Aeroportos de Portugal, SA sempre foi um objetivo estratégico, logo os sistemas de gestão da qualidade direcionam-se a ferramentas altamente credenciadas dentro da organização e devendo, por isso, ser desburocratizados, ágeis e eficientes. Nesta visão que se enquadra a implementação de suportes tecnológicos que apoiam a gestão integrada dos processos e foi precisamente no âmbito desta visão que tomaram conhecimento da VP Consulting. Quer as metodologias de trabalho utilizadas quer a tecnologia utilizada pela empresa, satisfizeram na altura da adjudicação e em todo o trabalho conjunto desenvolvido.

conteúdo

A ANA precisava de uma harmonização dos processos para a melhor gestão do tempo de trabalho, a deslocalização de recursos de um posto para outro ou de um local físico de trabalho para outro, a passagem do relatório de turno entre colaboradores, inclusive uma maior perceção da satisfação dos colaboradores e dos próprios clientes da ANA. 

Havia a necessidade de criar, com base na harmonização e agilização de processos e metodologias de trabalho, um observatório para medir a satisfação dos clientes em relação às infraestruturas disponibilizadas pela ANA, para que a empresa pudesse continuar a aumentar a eficácia dos aeroportos portugueses e também os resultados operacionais e financeiros das suas diversas áreas de negócio.

Com base nos ensinamentos, nos métodos e ferramentas a eles associados, o objetivo era ter uma empresa de exceção para os seus clientes, fornecedores, acionistas e comunidade em geral.

resultado

A implementação das aplicações iB da VP Consulting foi um vetor fundamental na universalização da informação contida no nosso Sistema de Gestão. Com a sua implantação, foi possível envolver todos os colaboradores na definição das atividades da organização. A troca de informação entre Centros de Negócio foi também facilitada, já que a informação ficou disponível a todos os utilizadores. O controle exercido sobre as áreas chave do Sistema de Gestão da Qualidade com o uso desta solução refletiu-se na recolha de informação relevante para a gestão.

 Mais do que a transparência na abordagem por processos, foram novamente evidentes os ganhos relativos aos meios necessários para a obtenção de resultados. Com a utilização do sistema integrado entre os quatro aeroportos veio facilitar o acesso à informação inerente ao SGQ, pois permitiu que a mesma fosse disponibilizada em simultâneo a todos os colaboradores, aproximando-os de um objetivo único e comum: a qualidade dos serviços da ANA.

O treinamento, a adesão dos colaboradores e os resultados obtidos foram evidenciados pelos stakeholders. O envolvimento dos colaboradores iniciou-se com a formação do tipo “on-job training” que traduziu-se numa enorme receptividade da solução sendo que com o passar do tempo esta se tornou familiar e, como tal, de simples utilização. Um dos aspectos mais relevantes da melhoria dos processos e implementação da ferramenta foi a possibilidade/capacidade demonstrada ao nível da medição dos resultados obtidos. Sobretudo, ao nível da verificação das não conformidades pelos colaboradores dos aeroportos onde a solução foi implementada. 

Com a gestão “on line” do próprio sistema e de um vasto conjunto de funções perfeitamente automáticas o ‘registo’ passou a ser feito mais facilmente, tendo quase sempre associada uma possibilidade de resolução. Desta forma, uma dinâmica interessante de identificação dos problemas e de resolução dos mesmos foi aplicada e também uma atitude pró-activa na deteção e identificação daquilo que era necessário melhorar diariamente na empresa para que os clientes se sentissem mais satisfeitos e para que a operacionalidade da companhia e os seus resultados de negócio fossem positivos.

See what we can do for you image
See what we can do for you!
Fill out the form to get instant access to an exclusive demo.

Thank you! Your message has been sent!

Oops! Something went wrong while submitting the form.