Grandes empresas precisam buscar o que há de mais moderno para melhorar seus processos.
Desde 2012 percebeu-se a necessidade de estruturar uma área focada na Gestão de Processos. Mesmo tendo um segmento para tratamento de processos o foco estava exclusivamente em riscos. Ou seja, os processos e os riscos estavam em um mesmo contexto sem a aplicação assertiva as metodologias certas para cada situação.
Com a análise e consultoria da VP Consulting, a Infoglobo superou as expectativas no mapeamento e organização dos processos.
Mesmo com a idéia inovadora, houve uma fase de dificuldades uma vez que já havia uma cultura interna organizacional além da equipe ser composta de poucas pessoas. Com a segmentação dos tratamentos para cada área, um novo ciclo iniciou-se com a utilização de um projeto piloto de organização de processos como ponto de partida. Esta era a oportunidade para fazer valer e tornar percetível as mudanças de estrutura interna, assim como promover a exposição da mudança proposta em toda a empresa.
Houve então uma mudança de mentalidade dos gestores e sempre que algo fosse relacionado com Riscos e Processos, passou a consultar opiniões sempre levando em conta as recomendações da área. Em pouco tempo a Área de Riscos já era referência e teve a sua importância aumentada.
Originou assim uma diferenciação na visibilidade da área e nos profissionais atuantes nesta área.
O seu reconhecimento percebido em todos os níveis da empresa ao ponto que a Diretoria iniciou o patrocínio das ações e ainda, muitos projetos começaram a ser planejados considerando a colaboração da Área de Riscos e do Escritório de Processos.
O Escritório de Processo passou a ser envolvido atuando em forma de parceria por conta de todo o know-how e ferramentas para tal não deixando assim se influenciar pelo lado operacional que antes era mandatório. Para além da parte funcional, a área foi identificada como fonte de ganhos financeiros. Depois da implementação a dimensão econômica em relação a mitigação e controle perante o tratamento de riscos o orçamento gasto variou de forma significativa para melhor. Logo, a metodologia teve respaldo deste fator para justificar e demonstrar os gastos e investimentos.
A implementação da metodologia só trouxe benefícios para a Infoglobo e seus colaboradores. A estruturação do Escritório de Processos foi um marco do ponto de vista organizacional. Toda esta mudança positiva foi possível com a metodologia e o conhecimento da VP Consulting para o desenvolvimento do Escritório de Processos.
Thank you! Your message has been sent!
Oops! Something went wrong while submitting the form.